Número total de visualizações de páginas

Actividades

Desde 1998 até 2012 o grupo de teatro "Unhas do Diabo" conta com um conjunto de trabalhos produzidos e levados à cena:

- “Os Caminhos da Índia”, uma adaptação do Auto da Índia de Gil Vicente, 1998, com textos de Gil Vicente ("Auto da Barca do Inferno" e "Auto da Índia")  e Amélia Pinto Pais (adaptação do episódio do "velho do Restelo"), com encenação de Dantas Lima, apresentado no Largo da Picota, junto à biblioteca municipal de Ponte de Lima e ao pano das muralhas medievais, apresentado a 30 de Abril de 1998.

- “Os Três Mandriões” e “Os Sete Mandriões”, de Luísa Ducla Soares, 1998, peça de rua, apresentada em Ponte de Lima, na Freguesia de Moreira, em Melgaço e na fase final do concurso Teatrália em 2006.

- “Falar Verdade a Mentir” de Almeida Garrett, com encenação de Dantas Lima, estreada no ano de 1999 e reposta em 2001 com um elenco totalmente renovado. A apresentação suscitou a curiosidade dos limianos, tendo o grupo de teatro representado, por diversas vezes o espectáculo no Teatro Diogo Bernardes e em várias freguesias do concelho de Ponte de Lima. Para além do sucesso local da encenação, o grupo de teatro participou em diversos encontros de teatro e recebeu diversos convites para levar à cena, em diversos palcos do país, a mesma peça, dos quais destacamos Viana do Castelo no Teatro Sá de Miranda, em Aveiro, Felgueiras, Valença do Minho, Melgaço, Porto e Barcelos. Fazendo esta peça parte do programa de Língua Portuguesa, no 8º Ano de Escolaridade, foram realizadas anualmente duas sessões dedicadas aos alunos deste nível de ensino. Assim, assistiram já a esta representação alunos de diversas escolas do Distrito de Viana do Castelo.

- “O Dispensário” de Sean O’Casey, encenado por Dantas Lima, apresentado em 2000 no Teatro Diogo Bernardes, tendo o grupo reposto a peça no ano de 2008, com um elenco quase todo renovado de novos actores, com grande sucesso que obrigou o grupo, mais uma vez, a realizar duas actuações consecutivas no dia da sua estreia.

- “O Espião” de Bertold Brecht e “O Doido e a Morte” de Raul Brandão, com encenação de Dantas Lima, apresentado em 2003, no Teatro Fonseca e Moreira, em Felgueiras, tratando-se de um só espectáculo intitulado, “Os Medos” e composto por duas peças, sugerindo um mesmo tema – Os Medos.

- “O Minho em Festa”, peça original do grupo de 2004, que foi concebida para participar no concurso “Animar Portugal” organizado pelo INATEL, tendo arrecadado o 2º lugar na Final Nacional que decorreu em Dezembro de 2004, no Auditório Camões, em Lisboa.

- “A Farsa de Inês Pereira” de Gil Vicente, 2005. Pela primeira vez na sua história, o grupo teve que realizar duas actuações consecutivas no Teatro Diogo Bernardes dada a adesão em massa do público e a subsequente lotação esgotada dos dois espectáculos.

- “Serrada da Velha”, peça original do grupo de 2006, que foi concebida para participar no concurso “Teatrália” organizado pelo INATEL, tendo arrecadado o 1º prémio nacional na final nacional que decorreu a 17 de Junho de 2006, na Aula Magna da Universidade de Lisboa.

- “Ponte de Lima em Festa”, peça original do grupo de 2007, que surgiu da ideia de fusão do “Minho em Festa” com a “Serrada da Velha”, como corolário, foi criada a peça “Ponte de Lima em Festa”, como mostra das tradições, festas e romarias mais significativas do concelho de Ponte de Lima.

- “Lenda das Unhas do Diabo”, peça original do grupo de 2007, sendo a encenação apresentada ao público no Museu dos Terceiros, em 28 de Julho, onde supostamente terão ocorrido os factos nela relatados, a saber, Igreja de Santo António do supracitado Museu. Dado o êxito da representação e a pouca lotação do espaço, o grupo apresentou por diversas vezes a peça, sempre com lotação esgotada.

- Exposição comemorativa do 10º aniversário, “Os Caminhos do Unhas”, inaugurada a 22 de Maio de 2008, na Capela das Pereiras, tendo contado com a participação do Orfeão de Vila Praia de Âncora e das mais altas individualidades do concelho.

- “A Desfolhada”, peça original do grupo de 2008, que foi concebida para participar no concurso “Teatrália” organizado pelo INATEL, na sua fase distrital.

- “Lenda do rio Lethes”, realizada a 14 de Junho 2009, em colaboração com o grupo de teatro galego de Xinzo do Limia, nas margens do rio Lima, para a inauguração da estátua alusiva à passagem das legiões romanas pelas terras de Ponte de Lima.

- "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente, encenada por Dantas Lima, apresentado nos dias 2, 3 e 4 de Julho de 2010 nas margens esquerda e direita do rio Lima, junto aos arcos da ponte medieval, na vila de Ponte de Lima.

- "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente, apresentado em recinto fechado, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, no dia 30 de Novembro de 2010.

- "Os Caminhos da Índia", com textos de Gil Vicente ("Auto da Barca do Inferno" e "Auto da Índia") e Amélia Pinto Pais (adaptação do episódio do "velho do Restelo"), apresentado no Largo da Picota, junto à biblioteca municipal de Ponte de Lima e ao pano das muralhas medievais, no dia 2 de Abril de 2011, para comemorar o Dia Mundial do Teatro, com a colaboração de um grupo de 12 estudantes de Cabo Verde em Ponte de Lima.

- "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente, apresentado em recinto fechado, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, nos dias 30 de Março e 1 de Abril para o público escolar do distrito de Viana do Castelo.

- "Lenda Unhas do Diabo", com encenação de Dantas Lima, especialmente preparada para teatro de rua, junto aos arcos da ponte medieval e ilha adjacente à ponte, servindo o espectáculo de abertura oficial do RUARTE 2012 - Festival de Teatro de Rua de Ponte de Lima. A produção contou com as parcerias do Município de Ponte de Lima, Coro Académico da Universidade do Minho, Grupos GACEL e GORILAS, Clube Naútico de Ponte de Lima e Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

- Organização, todos os anos, a meio da quaresma, da tradicional "Serrada da Velha" no Largo de Camões, em Ponte de Lima. Esta tradição, que estava adormecida, foi recuperada pelo grupo de teatro, em colaboração com o Município de Ponte de Lima, tendo começado por desafiar as escolas do 1º ciclo do concelho através da dinamização de um concurso de "fabrico" de bonecas e a subsequente exposição das mesmas, terminando o evento com a realização da queima das bonecas, no Largo de Camões, no meio do pranto de "velhas".

- Organização, todos os anos, no sábado da véspera de Domingo de Páscoa, da tradiconal "Queima do Judas", no areal do rio Lima, junto aos arcos da ponte medieval, em frente ao Largo de Camões, em colaboração com o Município de Ponte de Lima, cumprindo assim todos os anos a tradição de fomentar a má língua, nas quadras do testamento do judas, permitindo aos limianos, em voz alta e sem medo, comentar de viva voz aquilo que habitalmente comentam em surdina.

- Organização, desde o ano 2000, um  "Encontro de Teatro de Amadores de Ponte de Lima". Estão sempre aqui representados os grupos de Teatro Amador do Concelho, realizando-se um “roulement” pelas diferentes freguesias ao longo de aproximadamente um mês. Esta dinâmica permite realizar permutas com outros grupos, o que leva a deslocação do grupo também a diversos Festivais de Teatro, desde Barcelos, Valongo, Braga, Felgueiras, entre outros.

- Organização, no ano de 2011, de um Festival de Teatro de Rua, RUARTE, nos dias 10, 11 e 12 de Junho, com a colaboração do Município de Ponte de Lima, numa nova filosofia de levar o teatro ao encontro das pessoas e numa perspectiva de valorização patrimonial do centro histórico, dinamizando largos, praças e monumentos históricos da vila de Ponte de Lima.

- Organização, no ano de 2012, da IIª edição do Festival de Teatro de Rua de Ponte de Lima, RUARTE, nos dias 29 e 30 de Junho e 1 de Julho, com a parceria do Município de Ponte de Lima e os apoios da Secretaria de Estado da Cultura e Fundação INATEL, numa nova filosofia de levar o teatro ao encontro das pessoas e numa perspectiva de valorização patrimonial do centro histórico, dinamizando largos, praças e monumentos históricos da vila de Ponte de Lima.

- Participação nos Cortejos Etnográfico e Histórico, através da dinamização de alguns dos quadros, nas festas concelhias das Feiras Novas, em Ponte de Lima.

Alguns destes trabalhos foram realizados em parceria com outros grupos do concelho de Ponte de Lima, tendo a encenação de todas estas peças sido da responsabilidade de Dantas Lima.

Paralelamente à produção destes espectáculos, o Grupo de Teatro desta Associação, garante ainda uma vertente de Animação Infantil, participando em Festas de Natal, Aniversário ou outras comemorações alusivas à criança.

Com o objectivo de melhorar sempre a qualidade do seu trabalho, organizou já, dois cursos de formação de actores. O primeiro, em Outubro de 2001, contou com a participação de José Garcia, da Companhia Chapitô. Envolveu cerca de 20 participantes. O segundo curso de formação realizou-se em 2003 e teve como formadores Mara Manzan e Breno Moroni. Contou com cerca de 45 participantes e decorreu em dois fins-de-semana, num total de 34 horas, aproximadamente.

Organizou ainda dois cursos de formação no ano de 2009, um em Janeiro sobre “Construção de cabeçudos” ministrado por Dantas Lima e em Outubro um Curso de Clown - Criação - Evolução - Aplicações - em Outubro de 2009, em Ponte de Lima, ministrado pelo Professor Jorge Pacheco.

O Grupo de Teatro Unhas do Diabo participou também no concurso “Animar Portugal”, uma organização do INATEL, em 2003, e 2004, tendo sido neste último ano o 2º classificado na Fase Nacional que se realizou no Auditório do Liceu Camões em Lisboa. No mês de Julho de 2005 o grupo Unhas do Diabo voltou a representar o Distrito de Viana do Castelo, tal como aconteceu em anos anteriores, na fase final do concurso Teatrália, que teve lugar no Pavilhão de Portugal – Parque das Nações, em Lisboa. No ano de 2006 ganhou o 1º prémio nacional do concurso Teatrália organizado pelo INATEL. No ano de 2007 voltou a participar no concurso “Teatrália”, tendo obtido o 2º lugar na fase regional de Viana do Castelo e no ano 2008 voltou a participar no supracitado concurso na sua fase regional.

Participa ainda em diversas actividades promovidas pelo Município de Ponte de Lima, nomeadamente nos desfiles etnográfico e histórico das Feiras Novas, na Feira Medieval e na animação do Festival de Jardins.

Para que todo este trabalho seja possível, esta Associação conta com o apoio da Câmara Municipal de Ponte de Lima e de outras instituições, nomeadamente o INATEL e o Instituto Português da Juventude. Conta ainda com o importante suporte de Dantas Lima, não só como encenador, mas como orientador e conselheiro, acompanhando todo este percurso desde o seu início.

Actualmente o número de elementos do grupo de Teatro tem vindo a aumentar consideravelmente. Com a entrada de gente nova, outras metas serão alcançadas, sempre no intuito de promover a cultura e proporcionar novas experiências a conhecimentos.