Número total de visualizações de páginas

Formação de actores

Para consolidar e aprofundar a formação dos elementos do grupo de teatro a Associação promoveu acções de formação direccionadas para as diversas componentes das artes de palco. A primeira subordinada ao tema Teatro do Gesto foi orientada por José Garcia, da Companhia de Teatro do Chapitô.

O entusiasmo que suscitou nos jovens actores levou a que no ano seguinte se realizasse um novo Curso de Formação de Teatro de Comédia e Artes de Circo, orientada pelos actores brasileiros Mara Mazan e Breno Moroni. Breno Moroni acabou por orientou vários cursos de formação inicial e contínua de actores direccionados para o teatro de rua, artes circenses e teatro medieval. Estes cursos finalizaram com a realização de um espectáculo de variedades, no Teatro Diogo Bernardes, e um acampamento, na Quinta de Pentieiros, nos quais se fizeram demonstrações das várias técnicas de teatro e circo, trabalhadas durante os referidos cursos de formação.

Fruto do trabalho desenvolvido pelo “Unhas”, em colaboração com Breno Moroni, resultou a preparação e apresentação da Serrada da Velha a 22 de Março, e a Queima do Judas a 15 de Abril de 2006, dois espectáculos de rua que procuraram preservar e reviver as tradições limianas. Estas actividades conquistaram a curiosidade da população limiana motivada pela introdução de aspectos inovadores como o recurso a cuspidores de fogo, malabarismo, equilibrismo e muita animação de rua. Aquando da Serrada da Velha, a Associação organizou uma exposição temática com a colaboração das escolas dos Agrupamentos de Ponte de Lima, Arcozelo, Correlhã e Freixo.

Ainda no âmbito da colaboração com o actor Breno Moroni, e como resultado do Curso de Formação de Actores promovido pela Associação, que decorreu entre Janeiro de 2006 e Maio de 2007, foi apresentado, no dia 6 de Outubro de 2006, no teatro Diogo Bernardes, a peça “Procura-se Artista para Morango”. Este trabalho contava com a colaboração de todos os formandos do Curso de Formação: Gerald Oliveira; Marco Lopes; Sílvia Lima; Sandra; Dores Malafaia; Bruno Silva; Albertina; Margarida; Rute Varajão; Susana Luciano; João Costa; Stefan Batista; Catarina Malheiro; Eduarda; Cátia Silva; Hugo Palma e Sara Vieira. Graças ao sucesso que obteve, a peça acabou por ser apresentada em vários locais do concelho de Ponte de Lima e Ponte da Barca.

Curso de Teatro, 2006.



Workshop de construção de cabeçudos - 2009

A Associação Cultural "Unhas do Diabo", vai promover, no próximo dia 17 de Janeiro, uma formação de construção de cabeçudos, na Capela das Pereiras, em Ponte de Lima. A acção visa dotar os membros do grupo de teatro e todos os interessados nas técnicas base de construção de cabeçudos, numa região que apresenta manifestações vivas desta arte popular.


Visita de Trabalho a Lisboa - 2011

No passado fim-de-semana, dias 18, 19 e 20 de Fevereiro de 2011, o grupo de teatro da Associação Cultural “Unhas do Diabo”, realizou uma visita de trabalho a Lisboa, tendo como objectivo fundamental a preparação do grupo para mais uma produção teatral, a estrear a longo prazo. Para consolidar e aprofundar a formação dos elementos do grupo de teatro, a Associação promove acções de formação e visitas de trabalho para os membros do grupo, orientadas para as mais diversas componentes das artes de palco. Esta foi mais uma acção destinada à preparação performativa dos actores e pessoal técnico, ao fomentar a aquisição de um saber baseado na observação, vivência e experimentação, contribuindo assim para o desenvolvimento das vertentes pessoal, social e profissional, preparando os actores para o exercício competente e consciente no seu desempenho teatral.

A visita de trabalho consistiu numa deslocação ao espaço do Parque Mayer, mais concretamente ao Teatro Maria Vitória, onde os actores puderam conhecer, trocar impressões, experiências e ensinamentos com os actores Florbela Queirós, Paulo Vasco e David Ventura. O trabalho foi ainda complementado com visitas guiadas, por técnicos habilitados, ao Museu Nacional dos Coches, Igreja e Mosteiro de São Vicente de Fora e Palácio Nacional de Queluz.



A informação recolhida revelou-se de importância fundamental, que agora o grupo terá que verter para os “palcos” e assim deliciar os limianos com mais uma produção, que com toda a certeza, irá de encontro às expectativas de qualidade a que a população do concelho já se habituou quando assiste a uma representação do “Unhas do Diabo”.

Sem comentários: