Número total de visualizações de páginas

Eventos Tradicionais

"Queima do Judas"

2011


No passado dia 23 de Abril, a Associação Cultural "Unhas do Diabo" e o grupo de teatro "Unhas do Diabo", organizaram mais uma vez, a tradicional "Queima do Judas", no Largo de Camões", com a leitura do famigerado testamento.

O evento atraiu ao Largo de Camões, milhares de curiosos e visitantes que assistiram à performance executada pelos actores do grupo de teatro "Unhas do Diabo".

A Associação Cultural continua a desenvolver a sua política de valorização do património cultural de Ponte de Lima, mantendo as tradições que caracterizam uma forma de ser e estar muiuto particular. A todos os presentes, os nossos mais sinceros agradecimentos.




2012

No próximo dia 7 de Abril, a Associação Cultural "Unhas do Diabo" e o grupo de teatro "Unhas do Diabo", organizam mais uma vez, a tradicional "Queima do Judas", no Largo de Camões", pelas 23.00 horas, na vila de Ponte de Lima com a leitura do testamento.

Este evento conta com a parceria do Município de Ponte de Lima e o apoio do Grupo de Bombos de Arcozelo. A realização do evento, de acordo com a Associação Cultural “Unhas do Diabo”, pretende, por um lado, a promoção da estratégia seguida pelo grupo de teatro “Unhas do Diabo” ao longo dos últimos 14 anos, o de "levar o teatro ao encontro das pessoas", promovendo a rua como espaço cénico e dramático e, por outro lado, promover o património imaterial de Ponte de Lima, preservando as suas mais vivas tradições, contribuindo para o reforço da identidade local e das suas populações.









 
2013

No próximo dia 30 de Março, a Associação Cultural "Unhas do Diabo" e o grupo de teatro "Unhas do Diabo", organizam mais uma vez, a tradicional "Queima do Judas", no Largo de Camões" e areal do rio Lima, junto aos arcos da ponte medieval, pelas 23.00 horas, na vila de Ponte de Lima com a leitura do testamento.

Este evento conta com a parceria do Município de Ponte de Lima e o apoio de pportodosmuseus.
 
 

 
 
 

 

 
 
 

 
"Serrada da Velha"

2012

A Associação Cultural “Unhas do Diabo” vai promover, mais uma vez, a meio da Quaresma, a tradicional “Serrada da Velha”, no próximo dia 14 de Março, quarta-feira, no Largo de Camões, pelas 21.30 horas, na vila de Ponte de Lima.

Esta tradição (não exclusiva) de Ponte de Lima, esteve praticamente ausente das manifestações culturais populares do concelho ao longo das décadas de 80 e 90 do século passado, tendo sido recuperada pela Associação Cultural e grupo de teatro “Unhas do Diabo”, em colaboração com o Município de Ponte de Lima e as escolas do 1º ciclo do concelho de Ponte de Lima, no ano de 2004, através da dinamização de um concurso de "construção" de bonecas e a subsequente exposição das mesmas, terminando o evento com a realização do cortejo e queima das bonecas, no Largo de Camões, no meio do pranto de "velhas".





 


2013

A Associação Cultural “Unhas do Diabo” vai promover, mais uma vez, a meio da Quaresma, a tradicional “Serrada da Velha”, no próximo dia 6 de Março, quarta-feira, no Largo de Camões, pelas 21.30 horas, na vila de Ponte de Lima. Este ano o evento contará com uma exposição de rua, ao longo do referido dia, de bonecas, no Largo de Camões e no espaço exterior junto à torre da Cadeia Velha.
 
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários: