Número total de visualizações de páginas

Produções Culturais

Exposição de fotografia "Vaca das Cordas" - 2008

A Associação Cultural Unhas do Diabo vai promover, entre os dias 6 e 15 de Junho, uma exposição de fotografia alusiva à Vaca das Cordas.

O autor/fotógrafo é o jovem Duarte Nuno de Brito Antunes, natural da Correlhã, Ponte de Lima, eternamente apaixonado pela sua terra e pelas suas tradições. Aos seus olhos, a Vaca das Cordas é muito mais do que “A vaca das Cordas”. E dia de festa, de mostrar a coragem do povo, de rever amigos e receber novos forasteiros. É um dia com luz própria, diferente, ideal para tirar fotos, muitas fotos…

Assim convidamos todos os limianos a visitar à Capela das Pereira, entre as 15H e as 18H e entre as 21H e as 23H, até ao dia 15 de Junho e apreciar um conjunto de fotografias que certamente vão ficar na memória e na história dos limianos.



 
Exposição "Os Caminhos do Unhas" - INATEL Viana do Castelo 2011

A actual exposição intitulada “Os Caminhos do Unhas”, agora patente ao público, insere-se no âmbito de um convite da Fundação INATEL, através da sua agência de Viana do Castelo, para a realização de uma mostra da nossa existência bem como do trabalho por nós desenvolvido.

Não pretendendo ser um historial exaustivo dos labores da Associação nem do seu grupo de teatro, pretende sim dar a conhecer a sua evolução histórica bem como as suas várias valências ao longo de 13 anos de actividades e projectos. Apesar das várias possibilidades de conjugação do espólio e acção da Associação, esta exposição está organizada em torno daquilo que são as idiossincrasias do grupo e naquilo que ela melhor sabe fazer, Teatro.

 A exposição contempla diversos núcleos organizados em função dos vários cenários que serviram para a realização das múltiplas peças já encenadas. Junto com os cenários são contextualizados e apresentados ao público adereços, cartazes, guarda-roupa, livretes, objectos e fotografias alusivos a todas as suas produções e projectos.

Noite de Poesia e Teatro - 2011
 

Quer usufruir de uma aventura repleta de poemas e teatro?

Esta vai ser uma noite cultural muito especial. O poeta Emanuel Malheiro vai lançar o seu primeiro livro de poemas, no dia 29 de Outubro de 2011, na Capela das Pereiras, situada em Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, pelas 21:00 horas. A entrada é grátis e conta com a colaboração do grupo de teatro "Unhas do Diabo".

O programa será o seguinte:

Apresentação do livro, realizada pela professora Maria do Céu Carvalho Norberto Malheiro.

Recitação de poemas do livro e inéditos do poeta, pela voz dos membros da Associação Cultural "Unhas do Diabo".

Peça de teatro “Lenda das Unhas do Diabo”, levada a cena pela Associação Cultural "Unhas do Diabo".




Tertúlias na Mercearia - 2012

A Associação Cultural “Unhas do Diabo” inicia o ano de actividades de 2012 com a organização, pela primeira vez, de uma tertúlia cultural, no dia 3 de Março, pelas 21.30 horas, num dos espaços comerciais mais emblemáticos da vila de Ponte de Lima, a “Mercearia da Vila, situada na rua Cardeal Saraiva, junto à igreja Matriz, em pleno centro histórico. Com esta iniciativa pretende a Associação iniciar as suas actividades culturais juntando-se às comemorações do Dia de Ponte de Lima (4 de Março). Para além do acto simbólico que isso significa, vem mais uma vez reforçar um dos traços identitários do “Unhas do Diabo”: por um lado procurar preservar e reviver as tradições limianas e por outro lado valorizar o património artístico e arquitectónico de Ponte de Lima e em particular do seu centro histórico como cenário natural e privilegiado para actividades culturais.
Desta feita, a actividade terá por base a projecção de um documentário, gravado para a RTP, no ano de 1963, pelo limiano Reinaldo Varela, seguido de uma “conversa” sobre as grandes transformações urbanísticas e sociais ocorridas desde então na vila de Ponte de Lima, tendo como testemunhos limianos que viveram este período bem como diversos responsáveis por algumas dessas grandes transformações. Relativamente aos intervenientes, destacamos a presença de Amândio de Sousa Vieira (que fará a apresentação do documentário e do seu autor), engenheiro Daniel Campelo, engenheiro Rogério Pereira, Dr. Dantas Lima, Dr. Adelino Tito de Morais, Arquitectos André Rocha e Jorge Braga Lopes, poetisa popular Dores Malafaia e Associação dos Amigos das Concertinas de Ponte de Lima. Como moderadora salientamos a Dr.ª Isabel Maria Matias, que após a projecção do documentário fará uma intervenção alusiva aos vários momentos histórico/urbanísticos da evolução urbana de Ponte de Lima, servindo de mote à intervenção dos restantes convidados e participantes.